Sinais que indicam que sua empresa precisa de um contador

Ser empreendedor e montar uma empresa nem sempre é fácil. Armar um modelo de negócio, criar um planejamento financeiro, fazer um uso adequado dos recursos, lidar com questões burocráticas e se virar com taxas e impostos são alguns dos assuntos a considerar.

Muitas pessoas acreditam que podem fazer tudo sozinhas, no entanto, mais cedo do que tarde descobrem que há questões que funcionam melhor quando são derivadas a profissionais e expertos.

Uma delas é a contabilidade.

Organizar as contas de uma companhia não é tão simples quanto verificar os resultados dos jogos de hoje no jornal ou em sites especializados.

Contar com um contador dentro da empresa sempre é importante, mas há momentos nos quais sua contratação é fundamental.

5 indícios que marcam a necessidade de contratar um contador

Não possui conhecimentos contábeis, tem dúvidas sobre impostos ou vai contratar funcionários? Esses são alguns dos sinais que indicam que você precisa de um contador. Quer conhecer mais? Confira!

Pouco conhecimento sobre contabilidade

O Brasil é um país com um esquema tributário complexo. Não é simples compreender o regime que rege a cada empresa, como funciona o pagamento de taxas e impostos e quais são as melhores formas de organizar as finanças.

Se você não sabe nada sobre tributos e nenhum de seus funcionários têm experiência contábil, você precisa contratar um contador para evitar problemas com os órgãos federais e estaduais e dívidas que possam colocar em risco seu negócio.

Lucros baixos

Sua empresa é exitosa e as vendas aumentam, mas você não está recebendo os lucros que esperava?

Isto é um sinal de alerta que indica que há um problema de equilíbrio entre os ganhos e os gastos. Um contador analisará a situação financeira e aplicará os ajustes necessários para incrementar a margem de lucro e ter um lucro de caixa positivo.

Pagamentos exagerados de tributos

Anteriormente dissemos que vivemos em um país tributariamente complexo. Além de ter um sistema complicado, o Brasil se caracteriza por ser um dos estados com maior carga de impostos do mundo.

Diante desta situação, contratar um contador é a única forma de ter um planejamento tributário eficiente que ajude a pagar os impostos corretos, que se adequem ao tipo de empresa e atividade exercida e que evite pagamentos desnecessários ou excessivos.

Designed by @pressfoto / freepik

Crescimento do negócio

Sua empresa está funcionando bem? Quando o negócio cresce, há mudanças que requerem a ação de profissionais.

Fechamento de alianças com novos fornecedores, contratação de funcionários adicionais com contratos fixos ou temporários, aumento do valor das taxas, modificações do fluxo de caixa, alteração do regime tributário são algumas das situações que merecem especial atenção.

Expansão da empresa num lugar diferente

Contar com os serviços de um contador é fundamental ao abrir uma filial num estado diferente.

Por quê? Devido a que, mesmo estando no Brasil, a lei tributária não é igual em todos os lugares do país.

Cada distrito tem sua própria legislação, portanto um profissional contábil ajudará a cumprir com os requisitos regionais de rendas, impostos, vendas, pagamentos de salários e taxas associadas com a atividade econômica da empresa.

Fonte: Rede Jornal Contábil.

Start typing and press Enter to search